domingo, 29 de março de 2009

Enigmas

Todos possuímos nossos enigmas interiores e nem sempre conseguimos desvendar alguns dos enigmas que nos são propostos no dia a dia.Quando não conseguimos decifrar alguns dos nossos enigmas, somo tomados pela frustação interior que em alguns casos podem nos levar a depressão, sindrome do pânico,um transtorno psicossomático ou até mesmo uma doença mais grave.Existe por parte do ser humano perguntas: de que forma podemos alcançar a liberdade interior e enfrentar nossos enigmas com sabedoria e tranquilidade?O caminho exige um trabalho profundo com a nossa vida interior.O autoconhecimento implica nesse movimento de desvendar os nossos enigmas mais profundos.É claro que nem todas as respostas podem ser encontradas.Mas um mínimo de autoconsciência é necessário para uma caminhada mais sábia e criativa nos processos de estar e ser no mundo.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Juntos novamente!

Quero deixar registrada minha tristeza pelo afastamento do professor Silvestre;claro que nada contra o professor Eliseo!O que me transtorna é pensar que não teremos as palavras amigas e animadoras do professor Silvestre,sempre nos motivando.Mas junto a essa tristeza está a alegria e satisfação de ver que pessoas especiais como o professor Silvestre,são reconhecidas pela dedicação e competência.Sentirei saudades,mas aguardo a presença dele antes do fim dessa nossa trajetória.Lembro de nossa primeira aula presencial,quando nos foi dito,pelo próprio professor,que teríamos vários professores,mas que ele nos acompanharia sempre...

quarta-feira, 4 de março de 2009

Atividades de Artes no ano de 2008 - Turma de 2 º ANO Ensino Fundamental 9 anos.

Esta atividade com a montagem de dobradura de papel com o perfil de uma cidade foi feita por uma aluna disse-me que a cidade chamava-se Irislândia. E o seu nome é Iris.
Esta atividade com recortes de figuras geométricas foi muito produtiva. Percebi ser necessário incluí-la no planejamento porque as crianças já haviam aprendido a margem e o parágrafo e precisava relacionar outros meios importantes como as figuras geométricas, no espaço de uma folha de ofício para que os alunos compreendessem que usariam para outros fins a margem e o parágrafo como por exemplo, para colocar, as figuras na folha de papel organizadamente.











Nesta foto a atividade é com argila. Foi uma proposta que fiz com o objetivo de conhecer os alunos por meio das artes. Eles criam, espontaneamente, o que gostam de fazer nas férias, em casa ou nos passeios familiares. Conversando com eles descobri que gostam de tomar muito sorvete, brincam com carrinhos, cuidam de suas tartarugas em casa e visitam parques. Ministrei aulas nas quais utilizei sugestões deles nas atividades como desenhos, palavras e relacionei com os outros conteúdos. Trabalhando inclusive temas tranversais. Como disse nosso saudoso Paulo Freire "Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão".



A moldura de entrada da sala de aula é feita com isopor e tecido. Os alunos foram convidados a fazerem dobraduras. Confeccionaram chapéus, aviões, barcos e algumas aves, gaviões e pássaros. Desenharam as feições das aves com canetinha de hidrocor.
Abaixo estão os instrumentos musicais feito de garrafas pet que participei junto com o estagiário e percebi ser interessante demonstrar aqui neste blog de artes como sugestão, com a possibilidade de aprimoramento pelos professores. Foi feito por um estagiário com minha turma. As garrafas pet continham arroz e algumas tinham missangas. A aula foi ministrada com a proposta de ensinar o som alto, baixo e meio alto; enfim o ritmo. Foi um trabalho desgastante para ensinar quando o aluno não compreende ou percebe o som com o devido respeito. E também um trabalho que teve suas contribuições com temas tranversais como por exemplo, compreenderam a hora de pedir silêncio em sala de aula.