sexta-feira, 3 de abril de 2009

ARTES VISUAIS - O OLHAR E O FAZER NAS ARTES VISUAIS

DICA INTERESSANTE PARA COMPARTILHAR COM OS COLEGAS:
  • MATERIAIS EXPRESSIVOS
Ao viajar para o Rio de Janeiro no ano de 2008 e para Recife no estado de Pernambuco neste ano de 2009; com passagens promocionais estive na cidade de Olinda. E até adiciono mais uma dica para o Secretario de Educação que tal adicionar no plano de carreira dos professores viagens educacionais para os educadores? Continuando... ao chegar no aeroporto não me contive e fotografei uma exposição do pintor Fernando Areias. Lembrei da Disciplina de Artes Visuais que tanto ajudou-me a ter uma outra visão do mundo em que vivemos. Acredito que trabalhar fotos de países, estados e cidades seria um meio interessante de explorar a aprendizagem demonstrando algo vivido, experimentado por nós em nossas férias; relevante para nossos alunos. No ano de séries iniciais em que leciono tudo chama a atenção deles, principalmente, o que envolve a minha vida o interesse é bem maior na faixa etária de 7,8 e até 9 anos. Pretendo utilizar este material expressivo para estimular a localização no mapa da capital de Pernambuco Recife onde nasceu nosso Presidente da República, depois explorar a cultura e outras características como o carnaval que é muito animado com um colorido impressionante. Ao cursar o curso Midias da Educação percebi que seria interessante e possível utilizar as tecnologias como a TV e vídeo (filmagens)na escola oportunizando estas fotos, posso também fazer com este material até mesmo um power point. Pesquisar a distância do Rio Grande do Sul até a capital de Pernambuco Recife, Rio de Janeiro e outros estados conhecendo as cidades; são formas de estimular a aprendizagem despertando a apreciação do nosso aluno.

A artista plática Marluce Siqueira tem em sua arte muita criatividade. A arte fez em tela os objetos todos em metal moldando um bairro a rua chama-se Aurora, possui CD na arte dela com formato de rodas da moto cheio de carrinhos , correntes e o sol tudo em metal metalizado em dourado dentro da história do seu trabalho da artista plática esta inclusive no pátio do Vilarejo a Igreja de São Pedro.


Atelier Marluce Siqueira Av. Barão de Souza Leão, nº470 Boa Viagem - Recife - PE
Artista Plástico Fernando Areias Exposição 2008/2009 fernandoareias@globo.com
O artista Plástico Fernando Areias é um pintor que expressa por meio de sua pintura a natureza em sua primazia. A natureza vegetativa nordestina.

clique em veja todas as imagens







Nenhum comentário: