O texto de Marta Kohl nos fala sobre quem é o aluno da EJA, de onde veio, quais são as suas dificuldades e seus objetivos. Segundo ela, o adulto da EJA é, em sua grande maioria, o migrante que veio do campo na esperança de uma vida melhor para si e seus filhos, com pouca ou nenhuma qualificação profissional, apenas a experiência do árduo trabalho do campo e com uma curta passagem pela precária escola na sua infância. Já o jovem traz consigo uma história de repetência e evasão escolar até tornar-se excluído.
A alfabetização do adulto e do adolescente é uma questão de especificidade cultural onde cada aluno tem consigo suas experiências, suas vivências e suas reflexões sobre o mundo e sobre si mesmo. A aprendizagem escolar vem acrescentar novos conhecimentos permitindo uma outra resignificação das construções já adquiridas.
Quanto às dificuldades dos alunos adultos, podemos dizer que o cansaço, a fome, o sono e a linguagem escolar, entre outras, são os maiores inimigos de uma experiência bem sucedida [...]
Os adolescentes, excluídos da escola regular sentem-se envergonhados, humilhados tornando-se inseguros quanto a sua própria capacidade, influenciando assim a sua aprendizagem, o que estaria relacionado com a falta de sintonia entre a escola e o aluno, quando sabemos que a escola funciona baseada em regras específicas que configuram um modelo escolar onde há um professor que ensina e estabelece regras para um grupo de alunos que deve aprender e obedecer e, dominar esta mecânica da escola pode ser crucial para o desempenho do indivíduo levando-o a seguidas repetências, à evasão e ao seu retorno na EJA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário